susto no centro

Por causa da fumaça no prédio da SUCV, 18 pessoas foram para atendimento

da redação

Após um princípio de incêndio no térreo do prédio da SUCV, no Centro de Santa Maria, deixar pessoas feridas e chamar a atenção de populares, pelo menos 18 pessoas precisaram de atendimento médico após inalarem fumaça. Elas foram socorridas pelos bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma pessoa fraturou o tornozelo após uma queda na hora de sair do prédio. Nenhum dos feridos está em estado grave. Segundo a prefeitura, "as pessoas tiveram intoxicação leve. (Foram) avaliadas, medicadas, reavaliadas e liberadas".


Na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), a reportagem do Diário foi informada que pelo menos oito pessoas que estavam no interior do imóvel na hora que o fogo começou, haviam passado pela triagem até o começo da tarde desta terça-feira. O número não foi confirmado pela prefeitura. Em nota oficial, a prefeitura disse que 4 pessoas foram atendidas na UPA, receberam medicação, estavam estáveis, mas seguiam em observação. Entre os pacientes, está um homem de 46 anos com fratura em um tornozelo. Ele se machucou na hora de deixar o prédio.

Uma das pessoas em atendimento na UPA, a professora Iara Druzian, 67 anos, contou que estava no 2° andar, na Secretaria de Cultura (que fica no prédio da SUCV), quando viu a fumaça pela janela. Ela havia ido pegar um documento no local. Segundo ela, um funcionário que ela não sabe identificar se era guarda municipal veio do corredor com uma lanterna orientando que as pessoas saíssem imediatamente:

-  Ele veio tranquilo e nos disse para descer. Na escadaria não dava para ver nada. Tinha muita fumaça - disse a professora, que afirmou que se sentia bem.

Professores que estavam em atendimento na UPA também contaram que, como o incêndio aconteceu no intervalo do almoço, que é entre 13h e 14h, havia cerca de 10 pessoas na Secretaria da Educação e o mesmo número de pessoas na Secretaria de Cultura.

O professor Luis Moraes, 55 anos, funcionário da Secretaria de Educação, contou que foi avisado do incêndio por uma colega de trabalho que entrou na sala. Segundo ele, ao sair, se deparou com muita fumaça vindo da escadaria do prédio. Ele disse que não sentiu nenhum mal estar depois de ter saído do prédio.

Já no Pronto-Atendimento (PA) do Bairro Patronato, 10 pessoas foram atendidas porque acabaram inalando fumaça. Antes das 16h desta terça-feira, todas já haviam sido liberadas após atendimento médico. Entre as pessoas atendidas estavam servidores das pastas de Educação e Cultura e guardas municipais. A guarda, Auri Santos, disse que recebeu um chamado para um atendimento na Praça Saldanha Marinho e que de lá viu a fumaça. Ela e outros três colegas foram até o prédio para ajudar na evacuação das pessoas que estavam no edifício.

O QUE DIZ A PREFEITURA

O prédio da SUCV é ocupado pela prefeitura de Santa Maria. Atualmente, duas secretarias funcionam no local: de Cultura, Esporte e Lazer e a de Educação. Veja a nota oficial encaminhada pela prefeitura nesta terça-feira:

"Prefeitura informa sobre incêndio no Centro de Santa Maria

Sobre a ocorrência no Centro da cidade, na tarde desta terça-feira (11), conforme o Corpo de Bombeiros de Santa Maria, o incêndio ocorreu em um fosso de luz, localizado nos fundos do prédio da SUCV, em uma área compartilhada entre a padaria (na Avenida Rio branco) e a imobiliária (na Rua Venâncio Aires). De acordo com o 1º tenente Ivan Flores da Rosa, ainda não se sabe o que teria causado o fogo.

O prédio foi evacuado rapidamente, antes mesmo da chegada dos Bombeiros e da Guarda Municipal, que deu apoio à ocorrência. Ao todo, 10 pessoas foram encaminhadas para atendimento no Pronto Atendimento (PA) do Patronato e outras quatro para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), junto à Casa de Saúde. Com relação às pessoas que foram atendidas e medicadas no PA do Patronato, alguns pacientes já começaram a ser liberados. Os que estão sendo atendidos na UPA, também já receberam medicação, estão estáveis, mas seguem em observação no local.

Conforme o Corpo de Bombeiros, em cerca de 30 minutos o fogo foi controlado. Foram utilizados três caminhões de combate a incêndio, três viaturas leves e uma de resgate, além do efetivo da Guarda Municipal.

Por segurança, a Prefeitura de Santa Maria interditou o prédio. Conforme o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, engenheiros do Município fizeram uma avaliação no local e não foi constatado nenhuma dano à estrutura ou à parte elétrica. Mesmo assim, como medida de prevenção, o prédio seguirá interditado até que toda a fumaça se dissipe do local. Nesta terça-feira, os servidores que atuam no prédio da SUCV foram liberados."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura faz acordo com o MP para viabilizar Carnaval de Rua em bairro de Porto Alegre Anterior

Prefeitura faz acordo com o MP para viabilizar Carnaval de Rua em bairro de Porto Alegre

Terça foi o dia mais quente do ano em Santa Maria e mais 5 cidades da região Próximo

Terça foi o dia mais quente do ano em Santa Maria e mais 5 cidades da região

Geral